Dicionário

Dicionário de Pneus


Ângulos do eixo do pneu e da suspensão um em relação ao outro e ao solo: cambagem, caster, sopé. Além disso, o ajuste dos componentes para colocá-los em uma posição predeterminada para a operação mais eficiente da roda e do veículo para o desgaste adequado e uniforme do pneu.

Sistema de auxílio de frenagem que usa válvulas solenóides para modular a força de frenagem e garantir que uma roda freie ao invés da outra. Ele é equipado com sensores que impedem que as rodas travem durante uma frenagem brusca, evitando assim a perda total da aderência do pneu.

Contato dos pneus com a pista. Capacidade do veículo de manter a trajetória visada pelo motorista. Ela é determinada e afetada por vários fatores, como o movimento do veículo, a aerodinâmica, a qualidade e a condição dos pneus e sua pressão.

O índice Traction corresponde à aderência de um pneu em pista molhada. Ele é obtido em teste de frenagem na pista molhada, em linha reta, sob condições controladas. Este índice é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos). O índice C é o mínimo aceitável.

Embora esse teste seja parecido com o teste que é feito na etiquetagem do Inmetro, os parâmetros do ensaio são diferentes, pois eles são estabelecidos pelo Departamento de Transportes Americano (DOT).

Conclusão: Um pneu de índice Traction AA terá maior aderência à pista e precisará de menor distância para parar o carro em pista molhada que um de índice A, e assim sucessivamente.

Dirija com muito cuidado em pista molhada, diminuindo a velocidade. Além da água, fatores como óleo na pista e sujeira podem tirar completamente a aderência do pneu/solo.

Pneus para todo tipo de rodado. Frequentemente utilizados em terrenos acidentados mas que podem ser utilizados também em vias pavimentadas. Como o nome sugere, os pneus todo-o-terreno levam você a todos os tipos de superfície, seja lama, trilhas na floresta com neve ou uma estrada rural cheia de buracos.

Vias pavimentadas: Pneus feitos para proporcionar máximo desempenho quando utilizado em vias pavimentadas (asfalto, concreto e similares), mas que eventualmente podem ser utilizados em vias não pavimentadas.

Todo Terreno (terreno misto): Pneus feitos para proporcionar equilíbrio de desempenho entre uso em vias pavimentadas e uso em vias não pavimentadas.

Terra: Pneus feitos para proporcionar máximo desempenho quando utilizado em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras), mas que eventualmente podem ser utilizados em vias pavimentadas.

Fenômeno que ocorre quando um veículo perde aderência na superfície da estrada devido à presença de água acumulada na pista. Isso acontece quando os pneus do veículo são incapazes de dissipar a água entre a borracha e o asfalto, resultando em uma camada de água que se forma entre os pneus e a estrada, causando a perda de contato e controle do veículo. A aquaplanagem pode levar a uma perda temporária de controle do veículo, aumentando o risco de acidentes, especialmente em alta velocidade.

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Um pneu assimétrico tem um padrão de piso projetado para duas finalidades. Os pneus assimétricos têm um lado do pneu projetado totalmente diferente do outro lado do pneu. Os pneus assimétricos sempre terão uma marcação para identificar qual lado do pneu deve ser montado voltado para fora.

É a medição da parte traseira do coxim do parafuso até a borda traseira do aro; usada para calcular o deslocamento e determinar onde a parte traseira da almofada do parafuso está localizada em relação à largura do aro, às vezes chamado de espaçamento traseiro.

É o ponto em que a tração nas curvas dos pneus é perdida.