Existem basicamente 3 tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
1 – Radial: Pneus radiais são os melhores e mais modernos. São mais eficientes em termos de consumo de combustível, resistência ao desgaste, estabilidade, conforto e resistência à perfuração. A estrutura segue o sentido do raio da circunferência do pneu (daí a designação “radial”), e na banda de rodagem são dotados de cintas de aço. São radiais 99,9% dos pneus utilizados em automóveis de passeio e pick-ups, SUVs e vans. Sempre levam a letra “R” na medida, imediatamente antes do aro (exemplo: 175/70R13)
2 – Diagonal: Pneus cuja estrutura está disposta no sentido diagonal em relação ao corpo do pneu. Essa tecnologia é ainda utilizada em larga escala em pneus de moto, pneus de carga para uso em terrenos não pavimentados, pneus OTR (off the road) e agrícolas. Sempre levam um traço ( – ) na medida, imediatamente antes do aro (exemplos: “7.50-16”, “90/90-14”).
3 – Diagonal Cintado: Esse tipo de pneu une algumas características do diagonal (as lonas diagonais) e do radial (a cinta na banda de rodagem). Esse tipo de estrutura é geralmente utilizado em pneus de moto (nesse caso se utiliza como identificação a letra “B”, (como em “180/65B16”) e em alguns pneus de empilhadeira.
Em veículos de 2 eixos, todos os pneus devem ter o mesmo tipo de estrutura. Em veículos com mais de 2 eixos, jamais deve-se usar pneus de estruturas diferentes em um mesmo eixo.