Construção
Existem basicamente 3 tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
1 - Radial: Pneus radiais são os melhores e mais modernos. São mais eficientes em termos de consumo de combustível, resistência ao desgaste, estabilidade, conforto e resistência à perfuração. A estrutura segue o sentido do raio da circunferência do pneu (daí a designação "radial"), e na banda de rodagem são dotados de cintas de aço. São radiais 99,9% dos pneus utilizados em automóveis de passeio e pick-ups, SUVs e vans. Sempre levam a letra "R" na medida, imediatamente antes do aro (exemplo: 175/70R13)
2 - Diagonal: Pneus cuja estrutura está disposta no sentido diagonal em relação ao corpo do pneu. Essa tecnologia é ainda utilizada em larga escala em pneus de moto, pneus de carga para uso em terrenos não pavimentados, pneus OTR (off the road) e agrícolas. Sempre levam um traço ( - ) na medida, imediatamente antes do aro (exemplos: "7.50-16", "90/90-14").
3 - Diagonal Cintado: Esse tipo de pneu une algumas características do diagonal (as lonas diagonais) e do radial (a cinta na banda de rodagem). Esse tipo de estrutura é geralmente utilizado em pneus de moto (nesse caso se utiliza como identificação a letra "B", (como em "180/65B16") e em alguns pneus de empilhadeira.
Em veículos de 2 eixos, todos os pneus devem ter o mesmo tipo de estrutura. Em veículos com mais de 2 eixos, jamais deve-se usar pneus de estruturas diferentes em um mesmo eixo.
Cura
Para vulcanizar; também condições de tempo e temperatura usadas para vulcanizar um pneu.
Corpo
Estrutura do pneu, exceto para banda de rodagem e borracha da parede lateral.
Coroa
A região entre os ombros do pneu.
Conicidade
Qualidade ou estado de ser cônico. (Causa da tração radial do pneu)
Cinta
Conjunto de tecidos e/ou fios usado para reforçar a área da banda de rodagem de um pneu. Em pneus radiais, também restringe o diâmetro externo contra a pressão de calibragem e força centrífuga.
Cambagem negativa
Uma condição em que a parte superior do pneu está inclinada para dentro a partir da linha central vertical do pneu, como visto de cima.
Cambagem
Cambagem é o ângulo feito pelas rodas de um veículo para determinar a extensão de sua rigidez de esterço. Para tanto, o plano do aro do pneu é usado como referência para formar um ângulo certo.