Quando o pneu foi inventado, sua estrutura (carcaça) era feita basicamente de lona têxtil. Um pneu podia ter 6, 4, 8, 10 ou tantas camadas de lonas quanto fosse possível (e necessário) conter. Com a evolução da engenharia e dos materiais, o nylon, o poliéster, o aço e outras matérias primas substituíram a lona como estrutura de um pneu. Apesar disso, manteve-se a nomenclatura de lonas, provavelmente para servir de base de comparação para as novas formas de se medir a capacidade estrutural de um pneu (índice de carga e índice de velocidade principalmente).

Letras Pretas: Pneus cuja lateral tem as inscrições e dados da cor preta característica dos pneus. A maioria dos pneus é assim.

Letras Brancas: Pneus que contém algumas inscrições em uma das laterais em letras brancas, geralmente Marca e Modelo do pneu. É comumente usado camionetes, SUV's e clássicos. Pode ser usado com as letras brancas tanto para o lado de fora como para o lado de dentro da roda. Essas letras podem ser preenchidas (toda branca) ou apenas ter o seu contorno branco.

Faixa branca: Pneus geralmente apreciados em carros clássicos, que tem uma faixa branca em forma de anel, circundando o aro.