Run Flat
Pneus do tipo Run Flat possuem estrutura reforçada nos flancos (laterais do pneu), nos ombros e talões (parte que fica em contato com a roda). Quando esse tipo de pneu perde pressão, parcial ou totalmente, o peso do veículo fica apoiado apenas sobre a estrutura do pneu, dispensando a parada imediata e sua troca, podendo rodar por 80 quilômetros a uma velocidade de até 80 Km/h sob essas condições, sem que se perca o controle do veículo.
Esse tipo de pneu não pode ser aplicado em qualquer veículo. Apenas veículos que já vêm de fábrica com pneus Run Flat podem usá-los.
Uma vez usados sem ar pressurizado os pneus Run Flat precisarão ser substituídos - não basta apenas repará-los ou inflá-los novamente.
Ruído externo
O critério de ruído externo é apresentado em forma gráfica através de ondas sonoras, seguido do número de decibéis.
Pneus mais silenciosos proporcionam maior conforto aos ouvidos dos passageiros do veículo.
O nível sonoro é medido em decibéis [dB] com escala logarítmica.
O nível que causa desconforto ao ouvido humano é de 80dB.
Na escala do selo:
Uma onda significa nível de ruído menor ou igual a 69dB;
Duas ondas é o equivalente a um ruído entre 69,1 e 72dB;
Três ondas é o mesmo que um ruído entre:
- 72,1 e 75dB em carros de passeio;
- 72,1 e 77dB em veículos comerciais leves;
- 72,1 e 78dB em caminhões e ônibus.
Resistência ao rolamento
A resistência ao rolamento é indicada através de uma escala de letras que vai de "A" (mais eficiente) a "G" (menos eficiente).
Este índice está relacionado ao consumo de combustível.
Um pneu, por exemplo, de grau "B" apresenta um consumo de combustível 1,5% menor que um pneu graduado como "C" (o que dá em média 60 litros de combustível ao final da vida útil do jogo de pneus).
A diferença de consumo entre um pneu grau "A" e outro de grau "G" chega a ser de 7,5%.
A letra D não é usada em pneus de passeio e camionete (ou seja: nesses casos, um pneu "E" é imediatamente inferior a um pneu "C").
Dica: Um pneu com pressão de calibragem abaixo da recomendada tem maior resistência ao rolamento e consequentemente maior consumo de combustível.
(imagem: https://pneufree.s3.amazonaws.com/CMS/images/Geral/01-28-2020-14-26r-eficiencia.png)
Resistência ao aquecimento (Temperature)
O índice Temperature corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. Este índice é obtido mediante um teste em laboratório simulando o uso nas ruas e estradas, e mede a capacidade de um pneu de dissipar o calor gerado pelo atrito. O excesso de calor pode provocar a degradação do pneu. Este índice é expresso pelas letras A (índice mais elevado), B e C (índices mais baixos).
Conclusão: Um índice de temperatura elevado significa que o pneu resiste ao aquecimento e ao calor.
Para manter a temperatura correta de um pneu, é essencial que o mesmo esteja com a calibragem exata e que o veículo não sofra sobrecarga (pressão ideal e capacidade de carga do veículo constam no manual do proprietário).